Associação dos agricultores em regime de economia familiar da Pedra lascada Barro Preto - BA.

A associação da pedra lascada foi criada em 1999, mas foi a partir de 2010 que conseguiu levantar vôo e exercer  seu papel de associação, ajudando na melhoria de vida dos associados.
Os associados  foram capacitados em vários áreas, dessa forma houve melhoras significativas nas condições de vida de cada um, aumentando assim a produção e consequentemente a renda da familia.

Os pequenos agricultores foram  capacitados em diversas areas:
*Capacitação para cultivo de cacau, do balizamento à hora da colheita;
*Capacitação para orientar no cultivo de hortalice.;
*Capacitação para treinar pessoas para trabalhar com defensivos agrícolas;
*Capacitados  para orientar na criação de galinha caipira e na piscicultura;
*Capacitados para treinar pessoas para o cultivo e beneficiamento do cacau, atendendo assim os exigências da fabrica de chocolate da agricultura familiar em ibicarai, que hoje e uma realidade;
*Capacitação  na area da pecuária , para treinar e capacitar pessoas para trabalhar no projeto balde cheio;
*Capacitada para palestrar sobre o associativismos,  para aqules que pretendem participar de alguma associação;
Como a associação trabalha coma agricultura familiar não poderia esquecer dos jovens e mulheres que tambem foram capacitados;
*Os jovens foram capacitados para orientar e preparar pessoas para o seu dia a dia;
*Já as mulheres foram capacidades para trabalhar com frutas, fazendo derivados como, doses , bolos, polpas, entre outros, aproveitando esse treinamento para melhoria da alimentação dos familiares, e ainda vendem esses produtos no P.A.A (programa de aquisição de Alimento);
A associação também tem capacitação  para orientar ações referentes ao P.A.A (programa de aquisição de Alimento), PENAI e credito fundiário que são os programas do governo federal .
Lembrando que o P.A.A,  já é uma realidade em Barro Preto onde a cada quinze dias são entregue produtos para doação em três entidades, são elas : Associação do bairro Luiz Borel , Igreja Adiventista do sétimo dia  e Igreja Nossa Senhora da Conceição. Mais de 1.000 pessoas recebem esses alimentos de forma gratuita que é repassado por essas três entidades. 
Vale lembrar que no ultima quinzena foram liberados mais de 3.500 quilos de alimentos.
Todas essas conquistas são devido ao apoio  conjunto, do poder executivo e SENAR , além de varias lideranças que vem desempenhando um trabalho voluntário em prool da melhoria de vida dos pequenos agricultores da região da pedra lascada.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário