Historia de Barro Preto

Barro Preto  
 

Era originalmente um distrito de Ilhéus, chamado então de Limoeiro, e criado pelo decreto 8678 (de 1933). Cinco anos depois, o distrito passou a pertencer a outro, chamado Morro Redondo, passando a se chamar Barro Preto.
Em 1955, com a emancipação de Itajuípe, Barro Preto foi incorporado ao novo Município.
Em 1962 foi finalmente emancipada, com a lei estadual 1678, de 17 de Abril, daquele ano, sendo sua instalação no ano seguinte, quando assumira o governo do estado o ex-Prefeito de Jequié, Lomanto Júnior. Este conseguira para a nova cidade suas primeiras instalações de água e luz, o que motivou a mudança do nome original - Barro Preto - para homenagear este político.
Com a lei estadual nº 2449, de 10 de Abril de 1967, Barro Preto passou a chamar-se Governador Lomanto Júnior, em homenagem ao ex-governador do estado Lomanto Júnior, cuja vigência dependia da promulgação da divisão do Estado da Bahia. No entanto, pelo parecer da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do estado da Bahia, órgão responsável pela divisão territorial do estado, o município de Governador Lomanto Júnior voltou a denominar-se Barro Preto.
No ano de 2009, o Edil ALAN RODRIGUES BOMFIM, impetrou a emenda à Lei Orgânica Municipal, com a co-autoria dos Vereadores Francisco Cardoso da Silva e José Raimundo Barbosa Gusmão, pela Definição da TOPONÍMIA, do Município definitivamente pela denominação BARRO PRETO, com o título de cidade "CACAU CABRUCA". Decreto Legislativo nº 01/2009.

DADOS ESTATÍSTICOS

Em o ano 2000, Barro Preto possuía os seguintes indicadores (fonte:IBGE):
População total: 8602 habitantes.
População urbana: 5159 habitantes.
População rural: 3443 habitantes.
Taxa de urbanização: 59,97%
Densidade demográfica: 71 hab/km²

LOCALIZAÇÃO

A cidade tem apenas dois vizinhos: ao norte e a leste, Itajuípe; ao sul e oeste, Itabuna. Está localizada na Microrregião de Ilhéus-Itabuna.

ECONOMIA

Barro Preto está no centro da região cacaueira, duramente afetada com a introdução na região da doença conhecida por vassoura-de-bruxa. Em 2002, possuía nove mil e cem hectares plantados, com uma produção anual de 1.425 toneladas do produto.



Exibir mapa ampliado