Chocolate: de Ibicaraí para a China, agricultores de Barro Preto na expectativa.


 
No próximo mês um lote de chocolate fino produzido na fábrica de agricultura familiar em Ibicaraí será encaminhado à China para análise. A informação é do diretor de Fomento e Produção da Superintendência de Agricultura Familiar, Jeandro Ribeiro.
Aprovado, o produto fabricado na Bahia Cacau entrará definitivamente na pauta de exportação do estado para os chineses. As vendas externas vão beneficiar pequenos produtores de Ibicaraí, BARRO PRETO, Floresta Azul, Coaraci, entre outros.
Esses agricultores são associados, entregam cacau selecionado e recebem como pagamento até 50% a mais em relação ao valor de mercado. A arroba é adquirida pela fábrica, em média, por R$ 120, enquanto o mercado paga em torno de R$ 80.
A fábrica foi inaugurada há cerca de dois meses e opera em sistema cooperativado, envolvendo produtores cadastrados na Cooperativa dos Agricultores Familiares da Bacia do Almada e Adjacências, que está sediada em Coaraci.  .
Os pequenos produtores  que vendem o cacau para a fábrica recebem assistência técnica da EBDA, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, com o objetivo de melhorar a produção e a qualidade do fruto.
Os produtores da Associação da Pedra Lascada, que são cadastrados na Cooperativa dos Agricultores Familiares estão na expectativa de uma renda significativa, pois, poderão dobrar seus lucros com o processo de seleção do cacau.
www.centraldascidades.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário