Jornal informativo UCA

X ENCONTRO DO UCA NA E.M.J.B.P
Aconteceu no dia 02 de setembro na Escola Bom Pastor no turno vespertino o 10º encontro de formação do Projeto UCA, com duração de 04 h, estavam presentes 08 professores e a coordenadora pedagógica Sirleide.
O encontro teve como objetivo a retomada das ações do módulo III- Formação de  Professores na Escola. No dia anterior, a professora Sirleide  durante e reunião de planejamento fez a leitura das diversas metodologias contidas neste módulo com os professores para que os mesmos tivessem informação mais detalhada a respeito de cada técnica. Vale salientar que os professores já haviam visto esse módulo na formação anterior.

Levamos exemplos de como cada metodologia poderia ser desenvolvida inclusive utilizamos o vídeo “Mas, afinal, o que é cabruca?’ para ajudar a pensar em uma situação problema para os alunos do 5º ano. O objetivo destes exemplos foi fazer disparar o fio condutor de ideias nos professores para que se sentissem mais seguros  ao escolherem qual das metodologias  abraçariam. Com isso,  iniciaram o esboço com nossa ajuda das sequências didáticas  que ficaram quase concluídos.

O trabalho está sendo planejado por duplas de professores que aplicarão em uma série (isso é possível pois temos salas com auxiliares e também porque os gestores da escola tem participado ativamento do processo formativo dos professores). Dentre as metodologias que o modulo apresenta, ficou acordado que cada dupla trabalharão com as seguintes : resolução de problemas,  trilhas, escrita coletiva e ainda Aula de campo.
Ficou acordado, que a culminância desses trabalhos, será em forma de um seminário, onde participarão toda a comunidade escolar. Salientamos também que o uso do Blog será intenso, assim como máquinas digitais, celulares, etc. Cada sequência didática será publicada no portfólio do professor cursista até o dia 09/09/11.

O encontro foi bastante proveitoso e acreditamos que após esta intervenção o Módulo 03 será concluído até o final do corrente mês.


Abraços

Gizélia e Saionara

Nenhum comentário:

Postar um comentário