Barro Preto: Encontro da Associação dos Agricultores da Pedra Lascada





O encontro da Agricultura Familiar, realizado no último dia 27, na sede da Associação dos Agricultores Familiares da Pedra Lascada, teve como objetivo mostrar para o agricultor familiar que ele é importante para o desenvolvimento do País, afinal são responsáveis pela produção de mais de  80% dos alimentos consumidos diariamente pelo brasileiro, além de apresentar aos consumidores a importância da agricultura para as suas vidas. 
Após o café da manhã, servido com produtos da Agricultura Familiar, a nova presidente da Associação Natiele Rodrigues, Técnica em Agropecuária, fez a abertura do evento falando sobre sua trajetória, e expressando a importância da agricultura familiar para sua vida. Além de salientar, que após a formação que recebeu no curso de Jovem Empreendedor oferecido pela CEPLAC,  percebeu a importância da Agricultura Familiar, e entendeu que o desenvolvimento também está no campo e não apenas na cidade. 
Deu-se continuidade ao evento, com depoimentos de lideranças e autoridades políticas e  a presença de representantes de órgãos Estaduais e Federais, de fundamental importância para a Agricultura Familiar - EBDA, BANCO DO NORDESTE, CESOL, CEPLAC, AMURC, SEBRAE, o reitor do IF Baiano, além de entidades que recebem doação para PAA - Igreja Adventista do 7° Dia, Igreja Madureira, Associação de Bairro Luiz Borel e Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Esteve presente também, o professor Soares Neto, nomeado Padrinho da Associação, por não medir esforços para conseguir apoios, fortalecer a agricultura e pelo fato de lutar incansavelmente para o fortalecimento da Associação dos Agricultores Familiares da Pedra Lascada e das associações de agricultores familiares da região.
Na oportunidade foram fechadas parcerias importantes, como a firmada com Claudia Figueiredo, Coordenadora da Unidade Regional do SEBRAE de Ilhéus, que ofereceu assistência à Associação dos Agricultores da Pedra Lascada, continuou com o Reitor Geral do If Baiano, e em sequência em nome Prefeitura Municipal de Barro Preto, a prefeita Jaqueline Motta, ofereceu apoio e falou sobre a reabertura da Secretaria de Agricultura no município.
O evento mesmo sendo em um domingo, contou com a presença de vários agricultores familiares, não apenas da cidade de Barro Preto, mas também de cidades circunvizinhas: Associação dos Agricultores Familiares da Pedra Lascada (Barro Preto), Associação do Limoeiro (Floresta Azul) e Associação do Jacarandá (Ibicaraí), que além de prestigiarem o evento, participaram da exposição de produtos provenientes da agricultura familiar: farinha de tapioca, licores e doces variados, cocadas, geleias, pudim de aipim, sorvete de frutas, biscoito de goma, mel de abelha, dendê, entre outros. Vale enfatizar, que todos os produtos são orgânicos.  


Um comentário:

  1. Essa senhora q aparece aí na foto não é a prefeituravel Ana Paula? ummm parabéns prestígio confirmado, pois não ví nenhuma com a Prefeita Jaqueline

    ResponderExcluir