Cacau cultivado no sul da Bahia está entre os 50 melhores no Salão do Chocolate de Paris

 

Colheita de cacau realizada no sul da Bahia (Foto: Arquivo Pessoal)

O cacau produzido em uma fazenda de Uruçuca, na região sul da Bahia, está entre os 50 finalistas da premiação que reúne os melhores do mundo no Salão de Chocolate de Paris. A competição seleciona o fruto e avalia várias etapas no processo, desde o cultivo até a degustação, sendo a última a transformação em chocolate e análise dos jurados. O fruto é cultivado na Fazenda Leolinda, que desde 2012 mudou a forma de tratar o plantio do cacau. Segundo o produtor rural João Tavares, a qualidade se deve à forma como é conduzido o processo, desde o a plantação até a colheita, secagem e envasamento para as vendas. “É importante como essa membra de cacau chega na casa de fermentação, o tempo como ela vem acondicionada. A parte da fermentação, como é conduzida. Depois a gente tem a secagem em dois estágios – a pré secagem feita em telas suspensas, tem uma aração, uma secagem muito lenta. E depois uma finalização nessas estufas plásticas convencionais. Depois esse material é classificado por tamanho, por densidade, limpo e envasado para comercialização”, explica.
A mãe do agricultor, Angélica, de 81 anos, também teve amostras produzidas na fazenda e está entre as selecionadas para o concurso. Segundo ele, as amostras têm tom adocicado e alcoólico.
“Uma dessas amostras é o catumbo, uma variedade que é branca. Ela traz notas de malte, de nozes, amêndoas e alguma coisa floral. Então é uma novidade a nível de mundo. Outra variedade, específica da fazenda Leolinda, é uma com notas de uísque. Ela realmente tem uma alcoólica, doce. É uma coisa diferente”, disse João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário