Semana de Enfermagem 2022 do Hospital de Base de Itabuna é marcado por ciclo de palestras


Integrando a programação em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem, transcorrido na quinta-feira passada dia 12, a Semana de Enfermagem 2022 do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), em Itabuna, está sendo marcada por um ciclo de palestras e minicursos, com a participação de enfermeiros e enfermeiras que atuam naquela unidade hospitalar.

Com foco na temática “Valorizar a Enfermagem é Salvar Vidas”, a programação começou às 14 horas desta segunda-feira, dia 16, e prosseguirá, sempre à tarde, na quarta e quinta-feira, dias 18 e 19. Iniciando o ciclo de palestras e abordando a “Importância da Inteligência Emocional para os Profissionais de Saúde”, a enfermeira Thiara Nunes destacou, dentre diversas questões, o engajamento no trabalho, a empatia, a gentileza nas relações interpessoais e a espiritualidade como fatores determinantes para o sucesso profissional e bem-estar dos profissionais que atuam nos serviços de saúde.

Na sequência, a enfermeira Verônica Rabelo ministrou o minicurso “Feridas e Curativos: técnicas e tratamentos”, apresentando novos conceitos e conhecimentos aplicáveis na assistência e tratamento de pacientes portadores de feridas. Para a quarta-feira, dia 18, está programada a palestra do enfermeiro Jeferson Alves, que falará sobre “O papel da Enfermagem na Doação de Órgãos: abordagem ao familiar do doador”, além do minicurso ministrado pelo enfermeiro Eduardo Oliveira, que tratará sobre “A Ressuscitação Cardiopulmonar – RCP”.

A Semana de Enfermagem 2022 do HBLEM será encerrada na quinta-feira, dia 19, com a palestra da enfermeira Rafaela Caldas, falando sobre “Teleconsulta em Enfermagem: legislação, práticas e perspectivas da profissão”. O último minicurso da programação terá a atuação do bioquímico Hugo Monteiro, que abordará a “Interpretação de Exames Laboratoriais”.
Segundo a enfermeira Fabiana Souza, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do Hospital de Base, a Semana de Enfermagem, além de integrar o contexto de homenagens aos profissionais, visa também atualizar conhecimentos e evidenciar a importância da valorização profissional no processo de salvar vidas, a exemplo do que aconteceu nos momentos mais críticos vivenciados durante a pandemia da Covid-19.

“Esta é uma oportunidade de celebrarmos e evidenciarmos o quanto foi e está sendo relevante o papel dos enfermeiros e enfermeiras que, junto aos demais profissionais de saúde, assumiram a linha de frente no combate à epidemia”, argumentou Fabiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário