Barro Preto foi destaque na avaliação dos indicadores do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde, de acordo com os dados analisados do último quadrimestre de 2022. Barro Preto conquistou o 3° lugar no ranking regional e 29° entre os mais de 400 municípios do estado, com o melhor desempenho na Atenção Básica.
De acordo com a Secretária de Saúde Jaqueline Motta, os indicadores do Previne Brasil avaliam o resultado das ações estratégicas que garantem a qualidade dos serviços nos municípios. “São avaliadas áreas como pré-natal, saúde da mulher e da criança e doenças crônicas. As avaliações positivas dos municípios são resultados concretos que se comprovam o trabalho da gestão do Prefeito Juraci da Saúde para melhorar os indicadores de saúde no município”, ressaltou.
Programa Previne Brasil – O novo modelo de financiamento da APS, criado em 2019, altera algumas formas de repasse de transferências do MS para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento para aumentar o acesso das pessoas aos serviços de saúde da atenção básica.
“Nessa avaliação, a análise dos dados necessita ser contínua e constante, tanto pelo estado quanto pelos municípios, para compreendermos melhor os desafios na execução das ações de saúde”, ressaltou o Prefeito Juraci da Saúde, que parabenizou e enalteceu o trabalho de todos os profissionais da saúde envolvidos e engajados para alcançarmos esses índices de sucesso no 1º quadrimestre de 2022, tendo uma classificação ótima, deixando o município de Barro Preto em destaque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário