Barro Preto: Informe sobre atraso no fornecimento de medicamentos do CBAF


A Diretoria de Assistência Farmacêutica (SESAB/SAFTEC/DASF), emite a presente nota informativa a fim de esclarecer acerca da situação do abastecimento dos medicamentos que compõem o elenco do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) sob responsabilidade da SESAB.
Antecipadamente cabe-nos esclarecer que, em virtude do cenário de pandemia nos últimos anos, a indústria farmacêutica sofreu forte impacto o que tem ocasionado diversos problemas no abastecimento de vários medicamentos. Os setores produtivos farmacêutico informaram que as irregularidades no abastecimento se devem ao atual cenário no mercado nacional provocados pelo impacto na logística de importação após a pandemia COVID-19. ao lockdown na China e recentemente os conflitos entre a Rússia e Ucrânia, impactando na disponibilidade de produtos, IFAS (Insumo Farmacêutico Ativo) e componentes para a fabricação de medicamentos, como exemplo embalagens, além da alta demanda o que sobrecarregou a produção e desestabilizou o mercado nacional, levando a licitações desertas e/ou fracassadas, atrasos na entrega, solicitações de realinhamento de preços do Registro de Preço ativos e até cancelamento de contratos já firmados.
Neste cenário informamos que a SESAB/SAFTEC/DASF realiza os processos aquisitivos, considerando a demanda necessária para atender 3,5 meses de estoque para o CBAF. Abaixo apresentamos o status de aquisição dos itens que identificamos criticidade do nosso estoque afim de publicizar os esforços envidados para a regularização da situação.

Veja:



Nenhum comentário:

Postar um comentário