Barro Preto: Prefeitura realiza Capacitação do Estatuto da Criança e do Adolescente


A Prefeitura de Barro Preto, através do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA realizou na manhã desta quarta-feira 15 de março, uma capacitação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no auditório do CRAS, profissionais das áreas da assistência social, saúde e educação participaram do evento.
A capacitação mostrou a importância e o entendimento de como o conselho tutelar deve atuar com saúde, assistente, segurança e educação no que se diz a luz do estatuto da criança e adolescente.
Durante o evento, foram abordados temas como violência domestica, e das diferentes formas de violência sexual, muitas invisíveis na sociedade e devastadoras para as vítimas; como identificar sinais de violência sexual e o que fazer diante da revelação do abuso. E, ainda, orientação e apoio a famílias, além de ações práticas que podem ser adotadas para prevenir.
O Prefeito Juraci da Saúde realizou abertura falando sobre a importância da atuação do conselho tutelar na vida das famílias e a responsabilidade destes profissionais diante da realidade. “É essencial que possamos analisar estas leis e verificar aplicação dos direitos e deveres”, disse ele.
Segundo o Palestrante do evento, que também é Servidor da Vara da Infância e Juventude de Itabuna, Dr.Nillo, têm que se posicionar no seu devido lugar como diz o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. “O objetivo é que possamos fazer um alinhamento mínimo com esses conselhos, para que possamos melhorar sua capacidade de decidir sobre a política do atendimento à criança e ao adolescente”. Ele disse, ainda, que o encontro foi bem produtivo: “Essa capacitação atingiu o objetivo. Houve momentos de debates e alcançamos as expectativas e perspectivas. Fico muito feliz de estarmos fazendo esse percurso muito interessante”.












Nenhum comentário:

Postar um comentário