O mês de agosto é dedicado ao enfrentamento a violência contra a mulher. Nesse objetivo, a Secretaria de Educação através da Secretaria de Assistência Social, CRAS e a Escola Domingos Chaves, receberam na tarde desta quarta-feira (23/08) o 15º Batalhão de polícia Militar da Bahia Ronda Maria da Penha de Itabuna. A Palestra foi ministrada pela Policial Rosângela. Conscientizar sobre o fim da violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial contra à mulher, foram um dos temas abordados na roda de conversa.
Para a secretária de Assistência Social Lia Farias Essas ações são de suma importancia nas escolas "Devemos lembrar que a Lei Maria da Penha não prevê apenas as penalidades ao agressor, mas prevê principalmente as formas de proteções para todos os tipos de violências, principalmente recuperar a autoestima das mulheres violadas, afirmando que a proteção às mulheres é responsabilidade do Estado, sociedade civil e familiares”, disse a secretária.
A ação segue até dia 31 de Agosto, com mais uma visita do 15º Batalhão de polícia Militar da Bahia Ronda Maria da Penha de Itabuna.
O Prefeito Juaraci da Saúde, falou sobre a importância de debater o tema com a comunidade escolar. “A parceria com a Ronda Maria da Penha é de extrema importância. Além de alcançar os docentes de nossa rede, o foco também passar a ser os alunos. Levar conhecimento sobre os tipos de violências contra a mulher para nossas meninas e meninos tem o peso da relevância de multiplicar esse conhecimento entre seus familiares e amigos e, como consequência, salvar vidas".
Os dados evidenciam que a violência afeta mulheres de todas as classes sociais, idades, nível de escolaridade, raça e religiões. Pode ocorrer em casa, entre pessoas da família ou entre pessoas que mantêm relações íntimas de afeto, mesmo sem a convivência sob o mesmo teto. O agressor é, geralmente, o marido, namorado ou ainda o pai, irmão, tio, avô. Mas a violência também pode vir de outra mulher, como a mãe, sogra ou cunhada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário