MPF pede libertação de Babau


O Ministério Público Federal vai dar entrada, hoje, no pedido de habeas corpus em favor do cacique tupinambá Rosivaldo Ferreira da Silva, o Babau, na Justiça Federal. O índio foi preso na madrugada de anteontem, em Ilhéus, e permanece detido na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Salvador.
Entidades indigenistas e de defesa dos Direitos Humanos que acompanham o caso, acreditam que a prisão do índio tenha ocorrido de forma ilegal. “A casa dele foi invadida na madrugada diante de sua esposa e do filho de 3 anos que foram ameaçados. Queremos garantir a integridade física de Babau. Ele não é bandido. É respeitado por várias entidades e por outras lideranças”, afirma Marta Timon, coordenadora-executiva da Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí-BA). Ela argumenta ainda que a Associação Indígena Tupinambá da Serra do Padeiro é referência de gestão e produção de alimentos na região.
Garantida a liberdade do cacique, o Grupo Tortura Nunca Mais (GTNM) deve entrar com pedido de inclusão de Babau no Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos. “A nossa posição é repúdio à prisão. Estão criminalizando o movimento em prol de toda uma comunidade que luta por direitos legais”, afirma o vice-presidente do GTNM-BA, José Antônio de Carvalho.
http://www.atarde.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário