Venda ao PAA garante dignidade aos trabalhadores da Agricultura Familiar em Barro Preto



Trabalhadores rurais do município de Barro Preto, membros da Associação dos Trabalhadores Rurais em Regime de Economia Solidária da Pedra Lascada, realizaram no sábado (16) a entrega de seus produtos na sede da associação, concretizando assim a venda direta ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal. Os alimentos foram direcionados, na tarde do mesmo dia, a quatro instituições assistenciais que fazem a distribuição a pessoas carentes na zona urbana do município.
Estaria descrito acima todo o processo que hoje garante renda e dignidade ao trabalhador rural da associação da Pedra Lascada. Mas não é só isso. Ao fazerem a entrega de seus cultivos, os produtores finalizaram um processo iniciado com a conscientização do que é trabalhar sob a perspectiva do associativismo, que passou pelo trabalho conjunto e pela confiança em cada um de seus colegas e líderes da associação, e se concluiu com efetivação da venda ao PAA.
O presidente da associação, Manoelito Vieira Rodrigues, afirma que a parte mais difícil, que seria a conscientização dos trabalhadores quanto ao modelo associativista, tornou-se a mais simples, porque vai além do entendimento de que a Associação da Pedra Lascada mantém um contrato com o governo, de venda de produtos a partir da aprovação de um projeto de aquisição de alimentos, e não sua diretoria.
“Mais que isso, eles têm o discernimento que eles são a associação, e que eles, enquanto associação, é quem estão vendendo seus produtos ao PAA. E mais: que a diretoria da associação apenas faz o repasse do dinheiro do projeto a cada membro. Portanto, o ideal associativista, aqui, funciona”, garante Manoelito.
As vendas, também, teve o acompanhamento do chefe do Escritório Local da Comissão Executiva do Plano da lavoura Cacaueira (Ceplac) em Coaraci, José Américo, além da secretária de Agricultura de Barro Preto, Izabella Costa.


Rede Brasil de Noticias

Um comentário:

  1. Olá, eu queria dizer algo, quer dizer fazer uma observação e pedir que os companheiros e companheiras me ajudem numa dúvida: a senhora então prefeita de nossa Barro Preto diz que o governo anterior foi ruim, e deixou muito a desejar. Então eu penso que se foi tão ruim assim, porque ela aproveitou 80% das pessoas que trabalhavam no governo anterior?? foi tão ruim e la aproveitou quase todo mundo, isso eu não entendo, rsrsrs, alguem pode me ajudar a desvendar isto?

    ResponderExcluir