Itabuna: 80% das crianças que procuram atendimento no Manoel Novaes estão com Covid-19


Nos últimos dias, aumentou o número de pacientes que chegam ao Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, com sintomas gripais e têm o diagnóstico positivo para o novo coronavírus. De acordo com a diretora técnica do HMN, a médica Fabiane Chávez, 80% dos pacientes que dão entrada na Unidade Covid estão infectados com o vírus.

Diante desse cenário, está cada vez mais difícil encontrar uma vaga em um dos 13 leitos regulados no hospital materno-infantil, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), para atendimento exclusivo a pacientes positivados para a Covid-19. Hoje, são 10 vagas na enfermaria e outras três na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e todas estão ocupadas, conforme Fabiane Chávez

A diretora técnica reforça que o cenário de hoje é muito diferente de novembro passado, quando muitos casos de pacientes que davam entrada com sintomas gripais tinham resultado negativo. “Naquela época tínhamos os leitos de enfermaria e UTI vazios. Hoje, eles estão o tempo todo ocupados”.

GESTANTES COM TESTE POSITIVO

Fabiane Chávez acrescenta que outra constatação é o aumento no número de gestantes com testes positivos para o novo coronavírus. A médica alerta que é uma situação delicada porque, às vezes, não encontra leitos em hospitais para internação dessas mães, pois o número de vagas para adultos foi reduzido no sul da Bahia.

Outro agravante é que também cresceu a quantidade de pacientes internados com doenças como gripe. Muitos dessas crianças estão se recuperando em leitos obstétricos no Pronto Socorro. “O paciente apresenta os sintomas da gripe e, cinco seis dias depois, apresenta pneumonia grave”, informa a médica.

A diretora técnica observa que, geralmente, esse paciente fica internado por mais tempo na UTI pediátrica convencional e, quando sai, fica até 20 dias em leito de enfermaria. “Nestes anos todos de profissão, nunca tinha presenciado uma situação como esta, com aparecimento simultaneamente da pneumonia e derrame pleural, e nessa época do ano que não é comum”, afirma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário