O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou que a mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina passará dos atuais 30% para 32% a partir do próximo dia 24 de junho. A medida integra a política de ampliação do uso de biocombustíveis no país e ainda aguarda a formalização pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
Segundo Alckmin, a mudança tem potencial para reduzir o preço da gasolina ao consumidor, além de contribuir para a diminuição das emissões de gases poluentes. A iniciativa também é vista pelo setor sucroenergético como um importante estímulo à produção de etanol, ampliando a demanda pelo combustível renovável e incentivando novos investimentos.
Durante o anúncio, o vice-presidente destacou o protagonismo do Brasil na produção de biocombustíveis e ressaltou o potencial nacional para expandir a fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF). Ele também afirmou que o governo trabalha para ampliar mercados internacionais para a carne bovina brasileira, especialmente após o reconhecimento do país como área livre de febre aftosa sem vacinação.
Alckmin ainda destacou o lançamento do programa Moderfrota Agro, que contará com R$ 14 bilhões em recursos para financiar a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas. A linha de crédito será operada por instituições financeiras públicas e privadas e tem como objetivo modernizar a produção rural, aumentar a produtividade e fortalecer a competitividade do agronegócio brasileiro.


Nenhum comentário:
Postar um comentário