Um clima de horror e violência tomou conta da cidade de Barro Preto neste fim de semana, em momentos que coincidiram com o início e o término dos festejos comemorativos à emancipação política do município.
Na sexta-feira (16), Juarez Borges da Silva, de 23 anos, utilizou uma garrafa quebrada para ferir outro jovem, Joabson Santos da Silva, de 18 anos. A vítima foi levada para o hospital, onde já chegou sem vida.
A violência continuou, culminando na madrugada deste domingo (18), quando dois homens foram assassinados na Praça Getúlio Vargas, onde acontecia a festa  aniversário da cidade de  Barro Preto. Segundo as primeiras informações, um homem não identificado, que ocupava a garupa de uma moto, passou pela praça atirando a esmo.   As balas atingiram Ricardo Souza Santos, o “Gagui”, e outro identificado como “Pedrinho”. Parentes e amigos asseguram que nenhum dos dois tinha envolvimento com o crime.
Na quarta-feira (14), o policial civil Heider Cruz, que atuava em Barro Preto, foi preso, acusado de associação ao tráfico, extorsão e assassinatos.