Bahia: Inundação de cidade no sul do estado deixa dezenas de famílias desabrigadas


As chuvas das últimas horas, que atingiram alguns municípios do sul da Bahia, deixaram, ao menos, 52 famílias desabrigadas e dezenas de desalojados em Pau Brasil, onde o nível do Rio Água Preta subiu 6 metros em apenas 20 minutos, segundo a Defesa Civil do município. O temporal também causou estragos na zona rural, deixando muitas comunidades insoladas, mas não há registro de morte.
Muitas famílias deixaram suas casas apenas com roupa do corpo e alguns documentos pessoais, pois foram surpreendidas pela inundação rápida do Rio Água Preta. Elas perderam camas, sofás, guarda-roupas, geladeiras, fogões e mesas. O comércio também foi atingido, com lojas alagadas na área central de Pau Brasil. Moradores disseram ao PIMENTA que o cenário parecia de guerra na manhã desta sexta-feira (5).


Dentre as pessoas atingidas pela inundação estão a aposentada Gidalva de Jesus Santos e o comerciante Laurêncio dos Santos. Dono de uma oficina mecânica, Laurêncio relata que foi surpreendido pela volume de água na rua em pouco tempo e não deu tempo de salvar muita coisa. Ele ainda não calculou o tamanho dos prejuízos. Já a aposentada teve a casa alagada.

COMUNIDADES INDÍGENAS

O temporal também deixou famílias indígenas isoladas, e a preocupação é que ocorra mais chuvas nas próximas horas. A Prefeitura de Pau Brasil ainda não contabilizou o número exato de pessoas atingidas. Hoje também foi de muita apreensão para fazendeiros, pois, em várias propriedades, animais, como gados, cavalos e burros ficaram ilhados.
De acordo com a Prefeitura de Pau Brasil, as famílias desabrigadas foram levadas para escolas e unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Informou ainda que um pedido de socorro foi solicitado ao Governo do Estado, que está enviando apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário